quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DIY sofá vermelho

Fiz este planejamento para confeccionar o sofá vermelho, mas o assento pode ser aumentado em 1,5 cm, ou as almofadas soltas podem ser diminuídas, pois quando cobrimos com a camursa as peças ficam um pouco maiores.
Todos as peças tridimensionais foram feitas em isopor.  A escolha deveu-se à facilidade no manuseio deste material, que é cortado com um estilete normal (mantido sempre à 90º) e seu custo baixo ( eu vou à Leroy Merlin e pego muitos pedaços de isopor que iriam para o lixo... estou ajudando a preservar o meio ambiente :), e o meu bolso agradece, LOL....

Após o corte do isopor a cobertura com a camurça é simples, só precisamos ter o cuidado de passar a cola somente nas bordas, pois estas receberão acabamento depois.
À propósito, o acabamento é esta tira com papel no meio da camurça. Tive que colocar o papel para protejer o lado do tecido que ficaria para fora, senão ele também ficaria manchado de cola.
O truque usado para que o tamanho ficasse certinho foi esse da fita crepe.  À medida em que fui usando a cola lantejoula, fui dobrando as beiradas bem certinha o usando a fita até que tudo estivesse bem sequinho.  Deu certo assim!
Depois pequei esta tira e colei em toda volta dos recortes de isopor encapados.
Veja o detalhe no alto da foto da almofada do assento sem o acamento e depois compare com o sofá pronto, ficou bem legal.


Este é o resultado final, com os pezinhos feitos com arame. Aliás, dobrar esses benditos bem certinhos foi trabalhoso, eu ainda não sabia do recurso de fazer um molde com madeira e pregos... enfim, usei dois alicates, força e fé.
Ainda não fiz o tal molde, mas quando fizer mostrarei aqui.

Grande beijo,
Laurinha.

2 comentários:

  1. I love this couch, and I love you great tutorials with wonderful to details on how to make everything. Thank you. Great blog!

    ResponderExcluir
  2. amei super fofo e parece de verdade!

    ResponderExcluir