quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sofá veludo azul... tutorial

     Este sofá fiz com papel supreme, que mais firme que o papel cartão, isopor, espuma de 0,5mm e tecido.  Para o acabamento usei sutache e passanamaria.
    Usei a cola para isopor em pouca quantidade e o que manchou por fora do veludo limpei com um palito envolvido em algodão com alcóol... deu certo!


       A estrutura de papel e isopor já está pronta e em primeiro plano vemos a parte de dentro do encosto servido de molde para cortar o veludo.

         Como a parte de fora será forrada com veludo e esse tecido é escorregadio, resolvi colar tirinhas de fita dupla face em toda a volta e não passei cola.  O veludo colou direitinho.
        As bordas que sobraram foram arrematadas com cuidado para dentro e coladas com cola para isopor. 




      Esta espuma será o encosto interno do sofá, foi cortado usando o molde retirado da própria estrutura de papel. Ela será envolvida com o veludo.  Agora preste atenção no detalhe:  ao prender as bordas do tecido para fazer o acabamento não use prendedores tipo grampo de ferro, senão a espuma vai amassar junto com a cola e não voltará a ficar fofinha.  Neste caso eu tive paciência e fui prendendo de leve cada pedacinho com fita crepe...  colei pedaços pequenos de cada vez.  Também não use cola na parte frontal da espuma, para evitar marcar o veludo.  Basta colar as bordas com o tecido descansado ( sem esticar... lembrando sempre que estamos colando espuma e ela é muito maleável).

   Nesta foto temos a visão do acabamento da estrutura principal, perceba os piques dados nos cantos para acomodar o tecido entre o encosto e o acento.
   Aquela manchinha do lado esquerdo acima do encosto é mancha de cola, mas como essa parte ficará escondida não tem grandes problemas.


     O encosto já foi forrado com a espuma e o veludo está sendo colado ao fundo.  Os grampos só podem ser usados nesta etapa depois que o encapamento da espuma estiver bem seco e o uso da cola entre as duas partes do encosto deve ser mínimo.
    À frente do sofá já temos o acento cortado aguardando sua vez....

Aqui são os detalhes da forração do assento, as dicas são as mesmas dadas para o encosto.



      Com o assento no lugar só falta confeccionar as almofadas e fazer o acabamento frontal, mas infelizmente não tenho fotos dessas etapas, o que não impede que sua criatividade produza um sofá muito lindo.

Olha ele prontinho aqui!!!!

Beijos e até a próxima!!!
Laurinha

6 comentários:

  1. O sofá ficou lindo! Obrigada por ter posto aqui o passo a passo.
    Elis

    ResponderExcluir
  2. Só uma pessoa tão perseverante quanto você poderia fazer coisas tão preciosas! Eu também sou sua fã, viu? Vou te seguir sempre! Beijo grande com muito carinho

    ResponderExcluir
  3. Hi laurinha! Your tuto is amazing,and the result is great,miniregards from sunny Spain.

    ResponderExcluir
  4. La tapiceria se te dá de maravilla, viendo tus pasos parece fácil.
    Un abrazo
    Maite

    ResponderExcluir
  5. Por favor, me passe os moldes para montar esse belo sofá?
    grata
    adriana

    ResponderExcluir